Pular para o conteúdo principal

Postagens

Viri Probati, sou contra!

Sem querer adentrar na seara do Felipe Koller, mas gostaria de comentar sobre a possibilidade aventada nos últimos meses por diversos veículos da instituição dos ‘Viri Probati’. O site Sempre Família tem feito uma bela cobertura sobre o assunto, sempre demonstrando diversas opiniões sobre a temática da ordenação de homens casados, mesmo sendo questão ‘interna corporis’ da Igreja Católica Apóstólica Romana.
Em princípio, queria dizer que eu sou a favor da ordenação de homens casados ao sacerdócio católico, como acontece na Igreja Católica de rito oriental. Acredito ser importante estender a disciplina do rito oriental para o rito latino de forma integral, sem subterfúgios e alterações, por três motivos: 1) por uma questão de coerência bíblica, desde os tempos escriturísticos, uma prova da vocação presbiteral é o fato do homem ser casado e governar bem a sua casa, basta ler Tm. 3; 2) para que a Igreja tenha uma disciplina unificada que contemple os homens que são vocacionados ao matrim…
Postagens recentes

Noé e a arca que salvou o mundo

“O SENHOR viu que a maldade do homem se multiplicava na terra: o dia todo, seu coração não fazia outra coisa senão conceber o mal, e o SENHOR arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra.” (Gn 6,5-6) Imagine comigo, caro leitor, que você tivesse a capacidade de enxergar com os olhos de Deus o que se passa no coração dos homens e percebe que não encontra nada de bom. Que tudo aquilo que foi sonhado e planejado para ele simplesmente não há chance remota de acontecer, que tudo o que foi ensinado foi rigorosamente desobedecido e que simplesmente só resta dar fim a sua criação. Estes são os tempos de Noé. A Escritura é clara ao dizer-nos que o homem se corrompeu de tal forma que não haveria mais o que fazer, exceto “apagar tudo e começar de novo”. Mas tudo nos planos de Deus é didático, pedagógico para o homem, inclusive as tragédias. Deus resolve chamar um homem, Noé, e ordena que ele construa um barco enorme, uma arca. Que entrasse nela com sua família e com um casal de cada animal da f…

Paulo Brossard

Em Brasília, o senador novato começou já na posse a construir a legenda de tribuno indomável, em um discurso no qual desafiava o regime. Ele descreveu o episódio em entrevista concedida uma década atrás a ZH: — Quando tomei posse, fiz um longo discurso analisando tudo o que tinha acontecido desde 1964 e terminei dizendo: "Fui eleito por oito anos, no entanto, meu mandato pode durar oito meses". Parei, olhei para um lado, olhei para outro, para cima, para baixo e continuei: "Ou oito semanas". E repeti o mesmo gesto, como quem diz: alguém objeta, alguém quer um aparte? E continuei: "Ou oito dias, ou oito horas. Mas enquanto estiver aqui, não pedirei licença a ninguém para dizer aquilo que entendo que deva dizer. Entenderam?" Brossard cumpriu a promessa. Da tribuna, castigava os desmandos do regime, lançando petardos que ganhavam as páginas do jornais. Em 1977, quando o governo fechou o Congresso e criou os senadores biônicos, nomeados pelo Planalto, o gaúc…

Onde estás, Adão?

Para começar a série de posts sobre masculinidade na Bíblia, é importante alertar aos leitores que não vou tratar dos problemas hermenêuticos e exegéticos dos textos bíblicos. Infelizmente, os teológos liberais enlamearam as águas do estudo da Bíblia com suas teorias heréticas e demoníacas. Então, vou partir do princípio que o relato bíblico é plenamente confiável, que o pentateuco foi escrito por Moisés (sim, a teoria documentária da Alta Crítica é uma patuscada sem tamanho) e que a discussão sobre se a Adão é real ou um mito não interessa ao menos no momento. A mim (e a você também) deve interessar as lições que o Espírito Santo quer ensinar quando inspirou o escritor bíblico a contar a história deste genuíno homem pecador, Adão. De antemão, antecipo que podemos encontrar em Adão, o primeiro homem, a soma de todos os erros e descaminhos que os homens do passado e os de hoje cometem. É possível enumerar algumas dessas “mancadas”, para ser elegante: 1) Adão foi chamado a dominar a te…

Enoque, o oitavo patriarca

“Enoque andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou.” (Gn. 5,24) Essa é a história de um homem que nasceu, viveu e não morreu. Diz a Escritura Sagrada que Enoque andou com Deus e desapareceu porque Deus o levou. Em algumas traduções diz: “porque Deus o tomou para si”. Por óbvio, a lição é que a intimidade que Enoque tinha com Deus era tamanha, que Deus decidiu tomá-lo para si, levá-lo em vida para o céu. Também diz a Bíblia, no livro do Gênesis, que Enoque viveu 365 anos e depois desapareceu. Como um sinal de completude dos tempos necessários que um homem precisa viver, tal como os 365 dias de um ano, Enoque cumpriu sua função na terra. Foi menino, jovem, homem, marido, pai, avô e NÃO MORREU, quase como um prenúncio de que a eternidade (através da ressurreição) está tão próxima, tão tangível. Pela fé Henoc foi arrebatado, sem ter conhecido a morte: e não foi achado, porquanto Deus o arrebatou; mas a Escritura diz que, antes de ser arrebatado, ele tinha agradado a Deus ”  (Hb. 11…

Razões para ser devoto de São José

Por Bob Waruzewski – Originalmente publicado em The Catholic Gentleman – Tradução de Aline Galhardo São José frequentemente passa despercebido por conta de seu comportamento tranquilo e sua vida “oculta”. Entretanto, ele tem muito a nos ensinar sobre o crescimento em santidade. Aqui estão 5 razões para descobrir São José. 1. Ele é o padroeiro dos trabalhadores. O trabalho toma uma grande parte de nossas vidas enquanto homens. Frequentemente temos dificuldades em trabalhar de maneira que honra a Deus. São José pode nos ensinar a trabalhar bem se pedirmos a ele. Uma forma de fazer isso é iniciar seu dia de trabalho com uma oração a São José.

Também é bom invocar a São José se você estiver com dificuldades para encontrar um emprego. A ele foi dada a missão de prover o Filho de Deus. Eu mesmo vi o poder da intercessão de São José quando meus amigos encontraram trabalho. 2. Sua intercessão é Poderosa. Um seminarista certa feita me falou da intercessão poderosa de São José. Ele explicou que quan…

Um Homem de Verdade

Compilei algumas citações do filósofo brasileiro Olavo de Carvalho de sua página do Facebook. Se você quiser ver estes e mais alguns visite o blog Olavo no FB. Homem Decente “Meu filho, o dever que você tem de trabalhar, de se sustentar, de prover as suas próprias necessidades e da sua família é parte integrante da sua vocação — se você se recusa a fazer isso, você não merece que a gente lhe dirija a palavra, porque você é subumano, você é um ladrão. O sujeito que acha que os outros ou que “a sociedade” tem a obrigação de sustentá-lo e não ele mesmo e, ainda assim, pensando com essa idéia baixa, nojenta, porca, ele ainda quer ser um escritor, um sujeito desses tem de apanhar […] Não vem com essa história de que você é artista e que não pode fazer isso. Porque os artistas que fugiram às suas obrigações, que tipo de gente são eles? Jean Jacques Rousseau? É disso que você está falando? É Jean Jacques Rousseau que você quer ser? Joga os filhos num orfanato para você poder fazer a sua car…